Experiência profissional - Veja como escrever!

 O que é "experiência profissional" no currículo?

A experiência profissional é o campo do currículo em que você relata a sua trajetória no mercado de trabalho, informando alguns pontos principais, como: cargo, atividades exercidas, nome de empresas e período trabalhado.

Pense na importância dessas vivências em um processo seletivo. O recrutador quer saber se o candidato se daria bem no cargo em questão. Então, se ele encontra nas suas experiências profissionais algumas atividades que casam com a descrição da vaga, certamente vai selecionar o currículo.

 

Como citar uma experiência profissional?

Primeiro, saiba que não existem regras, mas sim boas práticas. Geralmente, recomenda-se a seguinte ordem:

Nome da empresa

Faça uma breve descrição da empresa ou entidade (caso seja um trabalho voluntário).

Tempo em que ficou lá e cargo

É importante lembrar que a linha do tempo das experiências que farão parte de seu currículo conta uma história: a sua história profissional.

Outro ponto que merece atenção é a carreira construída em uma empresa. Se o candidato foi promovido ao longo de um número de anos, essas promoções ou mudanças de cargos devem estar informadas. Muitas vezes, para ser conciso e objetivo, o profissional apenas cita o último cargo.

 

Principais atividades/responsabilidades

Uma boa dica para a descrição das atividades é o uso de bullets points (ou tópicos). Imagine que o recrutador não possui tempo suficiente para ler todos os currículos separados.

Afinal, informações em tópicos facilitam a leitura. Distribuídas em itens, as experiências e competências ganham mais destaque. O recrutador já bate os olhos e visualiza rapidamente quais são.

 

Conquistas

É importante mostrar os resultados de seu trabalho. Mas não fique em parâmetros muito vagos, que mais prejudicam do que ajudam o candidato. Dizer que seu poder de comunicação fez com que a equipe aumentasse significativamente a produção não quer dizer nada. Procure quantificar.

 

O ideal é colocar até quatro experiências. Para selecioná-las, veja quais delas mais se aproximam da vaga pretendida. Assim, você tem como comprovar que já realizou funções semelhantes e está apto para assumir o cargo.

Exemplos:

Experiência de um vendedor

Abr 2017 – Fev 2021 Vendedor assistente, Rivan Calçados Acessórios, Ibiúna.

·         Atendimento aos clientes;

·         Suporte ao gerente em rotinas administrativas;

·         Processamento de pagamentos;

·         3x melhor vendedor do ano.


Jan 2014 – Mar 2017 Vendedor, Loja Mr. Basic, Ibiúna.

·         Atendimento ao cliente;

·         Montagem de vitrines;

·         +90% metas mensais batidas.


Mai 2011 – Nov 2013 Villa do Sapato, Ibiúna.

·         Processamento de vendas;

·         Fechamento de caixa;

·         Produção de relatórios.

Agora que você tem a resposta para a dúvida de o que colocar de experiência profissional no currículo, chegou a hora de montar o seu documento. Priorize a clareza das informações e não se prolongue muito. E, antes de enviar o link para aquela vaga dos sonhos, revise bem o que escreveu para garantir que não passou nenhum erro.




Postar um comentário

0 Comentários