Como fazer um currículo?
O que colocar no currículo?
Normalmente, um currículo simples e básico deve conter:
- Dados pessoais;
- Área de atuação e objetivo profissional;
- Formação acadêmica
- Experiência profissional;
- Cursos e qualificações;
- Atividades extracurriculares;
- Informações complementares.
A seguir, vamos explorar melhor cada um desses tópicos e dar algumas sugestões do que você colocar neles.
Parte #1: Dados Pessoais
Essas informações são essenciais para que você seja identificado pelo recrutador e também para que ele possa entrar em contato com você, se for o caso. No currículo, não há necessidade de incluir números de documentos, como muita gente ainda faz.
- Nome completo (caso mais de um sobrenome, coloque apenas o último);
- Nacionalidade, estado civil e idade;
- Endereço, Cidade (Estado) e CEP;
- Telefones (DDD+número), se possível colocar em ordem de “facilidade em te encontrar”;
- E-mail pessoal (mas se for algo parecido com “htinha1999@exemplo.com.br” sugiro criar uma nova conta próximo de “seunomecompleto@exemplo.com.br”);
- Link para site pessoal, portfólio ou perfil nas redes sociais.
Parte #2: Área de atuação e objetivo profissional
Logo após seus contatos pessoais, descreva seu objetivo em uma ou duas frases. Deve ser algo curto, simples e refletir brevemente sua expertise, como se fosse um ‘pitch de elevador’. Essa frase inicial pode ser customizada de acordo com cada candidatura e deve aliar claramente sua experiência com as necessidades da vaga.
Seja direto e conciso: nível e área. Apesar de simples, você terá que garantir que todo o resto do currículo esteja alinhado com este cargo.
Alguns exemplos são:
- “coordenador administrativo”;
- “jovem aprendiz”;
- “estagiário de marketing”.
Parte #3: Formação acadêmica
Neste campo ficam todas as informações educacionais e diplomas, como escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, extensões e intercâmbios. Seja sucinto e inclua nome da instituição, tipo de diploma, curso, cidade e ano de conclusão. A ideia é listar a sua formação, especialmente graduação e pós, se você tiver, cursos técnicos ligados à sua área de interesse.
É aqui também que ficam as informações sobre outros idiomas. “Por favor, coloque os níveis corretamente e não diga que é fluente se não for”.
Exemplo:
- Nível (Técnico, Tecnólogo, Bacharelado etc) + nome do curso e da instituição de ensino + data de início/fim.
Parte #4: Fale da sua vivência profissional
Em seguida, é hora de preencher o campo mais temeroso para alguns. A ordem cronológica deve ser inversa, do posto atual ou mais recente ao mais antigo. Se estiver na mesma função há vários anos, invista em mais espaço para mostrar como cresceu por lá.
O que colocar como experiência é uma dúvida recorrente, especialmente entre os mais jovens com pouca ou nenhuma atuação no mercado. É importante mostrar que você foi à luta, que cresceu e que absorveu coisas novas, lembrando novamente que aqui cabem diversos tipos de atividades, como estágio de férias ou voluntariado. O que vai ali é o que te enriqueceu como profissional.
Esta é a história que você precisa contar ao recrutador. A ideia é listar as suas experiências profissionais, começando pelas mais recentes e chegando às mais antigas. Em cada item, você deve descrever as atividades que exerceu e, sempre que possível, os resultados que alcançou.
Exemplo:
- Nome da empresa + breve descrição (segmento, porte, nacionalidade);
- Cargo + data de início/fim + principais atividades e, se possível, alguns destaques/resultados
Parte #5/#6: Inclua cursos complementares relevantes
Aqui, vale a pena destacar os cursos que estejam ligados à sua área de interesse. Cursos desatualizados, que já não tenham utilidade, podem ser descartados.
Exemplo:
- Nome do curso e da instituição + carga horária total + data de início/fim (lembre-se: foque em seu objetivo profissional).
Parte #7: Coloque informações complementares
Você tem mais informações para contar mas elas não se encaixam em nenhum tópico acima? Este é o lugar para falar sobre elas. Se você tem hobbies, se já fez intercâmbio, se participou de alguma palestra importante, entregue essas informações para o recrutador. É importante tomar o cuidado de incluir apenas o que for relevante para o cargo que você quer ocupar ou a empresa em que você quer trabalhar.
Algumas informações complementares que não estão diretamente relacionadas aos campos anteriores podem chamar a atenção do recrutador. Se você tem disponibilidade para viagens, por exemplo, pode usar este espaço para dizer isso. Se é fluente em inglês e tem conhecimento básico de espanhol, também. Se conhece softwares específicos da sua área ou sabe tudo de Excel, pronto: este é o lugar para tratar desses assuntos.
Exemplos:
- Liste seu conhecimento nas ferramentas usadas no dia a dia da carreira almejada (CRM, Excel avançado, Photoshop nível intermediário).
- Inclua seu conhecimento de idiomas, sempre indicando o nível. Se possível o mais específico (A1, A2, B1, B2, C1 ou C2) ou, pelo menos, básico, intermediário, avançado ou fluente.
- Possíveis disponibilidades (de mudança, de viagens, de horário etc);
- Caso sua área exija habilitação ou carro (e você possua), coloque esta informação;
- Se você participa de algum grupo como conselho, instituição ou ONG, destaque sua contribuição para a sociedade.
De currículo na mão, boa sorte! Estamos torcendo por você.
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